As expectativas estavam altas para essa temporada, principalmente porque a 4° fechou com chave de ouro com uma das melhores peças de entretenimento que a televisão já viu. Embora saibamos que é complicado chegar ao mesmo nível de ambição de Twilight's Kingdom novamente, os fãs celebraram desesperadamente com a confirmação de uma nova leva de episódios.
A 5° temporada marca o início de uma nova jornada, enquanto até o encerramento da 4° as 6 pôneis principais passavam os episódios aprendendo sobre a magia da amizade (sendo enviando cartas à Princesa Celéstia ou anotando em seu diário), agora elas assumem uma posição muito mais respeitosa e responsável e isso fica evidente no modo como os problemas de amizade são representados. Ainda há as clássicas situações de problemas rotineiros e confusões que se resolvem quando as pôneis se entendem, porém com a adição do "Cutie Map", uma parte da temporada é gasta com as 6 protagonistas viajando pela terra de Equestria resolvendo problemas de amizade para os outros, assumindo uma posição de "mentoras" e protetoras do reino.
Felizmente, essa troca de fórmula funciona muito bem porque nós já passamos por muita coisa junto com essas personagens e sabemos o quanto elas amadureceram desde o primeiro episódio, logo é extremamente gratificante vê-las sendo respeitadas como as "princesas da amizade" que elas são. Ainda por cima, as protagonistas viajam para resolver os problemas em duplas, o que, obviamente, rende excelentes momentos memoráveis de diálogos e situações que acontecem devido ao conflito de personalidades das pôneis enquanto tentam resolver os problemas cada uma de um jeito.
O ponto fraco da temporada não é tão forte por si só, porém se evidencia quando ela é comparada às suas antecessoras: Os episódios especiais de 2 partes que abrem e fecham a temporada. Não há nada de essencialmente errado com The Cutie Map, é um ótimo episódio até (The Cutie Re-Mark é outra história), porém outras histórias grandiosas como The Crystal Empire e Princess Twilight Sparkle que desenvolvem mais os personagens e a mitologia da série acabam deixando as nossas expectativas um pouco altas. Quanto à leva de episódios em si, não tem uma qualidade consistente tão grande digna de My Little Pony, a maioria se trata de episódios neutros para bons, com pausas para ocasionais histórias fantásticas e surpreendentemente emocionais que me mostraram o poder de desenvolver um personagem por 4 temporadas e depois colocá-lo em uma situação tocante.
Finalizando, a 5° temporada cumpriu o seu trabalho de continuar capturando a atenção do espectador com episódios muito bem escritos, algo que já se tornou ponto fixo na série. Embora não chegue ao nível impactante e surreal da 4° nem tenha a consistência da 2°, coloca as protagonistas em uma nova e interessante posição e ainda é boa o suficiente para que os fãs acreditem que os produtores não lançaram todas as suas cartas na temporada anterior e ainda têm algumas surpresinhas guardadas para nós.
Orgulho:
Slice of Life
Tanks for the Memories
Crusaders of the Lost Mark
Vergonha:
Scare Master
NOTA FINAL: 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário